História do grupo pró-dança
Pró-dança (Teatro Carlos Gomes)
O Pró-Dança de Blumenau – Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes, foi criado em 1987, como uma associação de pais e amigos da Dança, e teve por objetivo auxiliar o Teatro na manutenção da escola de ballet existente, proporcionando-lhe um novo ânimo.
Há 21 anos sob a direção artística de Beatriz Niemeyer, a Escola de Ballet tem mantido uma média de 200 alunos por ano, que cursam as quatro modalidades oferecidas: ballet clássico, dança contemporânea, sapateado americano e jazz.
O Pró-Dança é uma das poucas escolas no Estado de Santa Catarina credenciadas pela Royal Academy of Dance, de Londres, contando com quatro professoras graduadas pelo método inglês, e habilitadas a preparar estudantes de ballet para exames e diplomação, tanto em nível infanto-juvenil, quanto profissional.
Formação dos Professores
BEATRIZ NIEMEYER
-Pouco mais de 20 anos de pratica
Diretora e Professora de Ballet Clássico
Faz parte da dança em Blumenau desde 1961 e fez do Ballet, dentro do Teatro Carlos Gomes, uma verdadeira missão de vida. Discípula de Valentina von Rogoschin, Mara Probst Schloegel e Pauline Stringer, conquistou o credencimento do Pró-Dança perante a Royal Academy of Dance.
Dentre dezenas de espetáculos que concebeu e dirigiu, cita como ponto alto da sua carreira a montagem completa e original do Ballet de Repertório La Fille Mal Gardée, em 1992 e 1993, com Ana Botafogo e Paulo Rodrigues nos papéis-título.
Apesar da sua formação essencialmente clássica, promeveu a inclusão e manutenção da Dança Contemporânea e do Sapateado Americano no Pró-Dança, a fim de garantir na escola uma linha artística mais eclética e arrojada.
LETÍCIA HOLETZ BRETZKE
-Pouco mais de 18 anos de pratica
Professora de Ballet Clássico credenciada pela Royal Academy of Dance
Graduação:
Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia – Faculdade Regional de Blumenau – SC.
GIOVANA ZIMMERMANN VIEIRA
-Pouco mais de 20 anos de pratica