História do ensino industrial no Brasil
“História do ensino industrial no
Brasil” *
José Rodrigues **
O presente ensaio pretende analisar o pensamento pedagógico de Celso Suckow da Fonseca esboçado em sua obra clássica História do ensino industrial no Brasil, publicada originariamente entre 1961 e 1962.
HISTÓRIA DO ENSINO INDUSTRIAL; BRASIL; CELSO SUCKOW DA FONSECA.
This essay aims at analysing Celso Suckow da Fonseca’s pedagogical thought presented in this classical work História do ensino industrial no Brasil, originally published between
1961 and 1962.
HISTORY OF INDUSTRIAL TRAINING; BRAZIL; CELSO SUCKOW DA FONSECA.
*
**
Talvez caiba esclarecer que o presente ensaio, salvo alguns pequenos acréscimos e atualizações, foi redigido originariamente, em 1990, como monografia para a disciplina história da educação no curso de mestrado em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, ministrada pelo professor Luís Antônio
Cunha, a quem agradeço pelas sugestões e críticas, sem obviamente responsabilizálo pelo produto final. Agradeço também ao professor Dermeval Saviani pelo incentivo a finalmente divulgar este trabalho.
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (j-rodrig@uol.com.br).
48
revista brasileira de história da educação n° 4 jul./dez. 2002
1. Introdução
A História do ensino industrial no Brasil de Celso Suckow da Fonseca é, sem dúvida, um clássico da historiografia educacional brasileira, principalmente no campo da formação profissional. Constitui-se em passagem obrigatória a todos aqueles que buscam entender a organização e evolução do ensino técnico brasileiro. Contudo, se, por um lado, a obra é muito citada em textos de história da educação, por outro lado, não existem trabalhos que busquem analisar a obra em si1.
O presente ensaio pretende prover subsídios para a identificação do pensamento pedagógico de Celso