História do Direito
-Contém as leis de Manú,o primeiro legislador,na Índia.
-Tido como a primeira organização geral da sociedade sob a forte motivação religiosa e política
-Faz parte da coleção de livros bramânicos, enfeixados em quatro compêndios: Mahabharata, o Ramayana, os Puranas e as Leis escritas de Manú.São 12 livros ,correspondendo a diversa grama social.
-Escrito em sânscrito, constitui-se na legislação do mundo indiano e estabelece o sistema de castas é preponderante para determinar o valor e honra, da situação da pessoa dentro do direito, da sociedade Hindu. -Os dados processuais que se baseiam sobre credibilidade dos testemunhos atribuem diferente validade á palavra dos homens conforme a casta que pertencem.
-Estudos indicam que o Código era composto por mais de cem mil dísticos e que através de manipulações e cortes feito, foram reduzidas, para menos cansativa a leitura integral do texto se tornar.
-Neste código há uma série de idéias sobre: valores, justiça e respeito.
-Esse código objetivou favorecer a casto brâmane que era formado pelos sacerdotes, assegurando-lhes o comando social.
-Esse código está na raiz dos costumes hindus apesar de ter sido abolido e prevalecer uma nova constituição.
Direto Grego
- O sistema jurídico da Grécia antiga é uma das principais fontes históricas para dos direitos da Europa Ocidental.
-Serviu de base teórica para o surgimento do direito romano e desde o ultimo se originam os princípios jurídicos e políticos do estado de direito democrático atual.
-Atenas se tornou um paradigma do direito grego, principalmente por ter sido ali que a democracia se desenvolveu e o direito atingiu uma forma mais aperfeiçoada quando a legislação.
- O direito grego era laico; desnudado de aspectos religiosos, e leigos sem classificação jurídica.
-A fonte do direito para os pensadores gregos, é o nomos que se traduz geralmente por leis; mas também designar por costume.
-Os gregos não elaboraram tratados sobre o direito, mas