HISTÓRIA DO DIREITO
A) Ninguém vive isolado em nenhuma sociedade e o ser humano é um ser essencialmente histórico. O Direito é uma ciência e como tal, também não vive isolada, mas depende de outras ciências e disciplinas para sua existência e desenvolvimento. A História é fascinante, por meio dela viajamos no tempo e descobrimos um turbilhão de conhecimentos, conhecimentos estes, que são de suma importância para conhecermos o nosso presente.
B) O estudo da História do Direito, ainda não esta pacificado entre as Faculdades de Direito, no entanto aquelas que tem veredado por este caminho tem descoberto que seu estudo é de suma importância para melhor compreensão do Direito. As Faculdades de Direito da Europa ocidental e na America latina, México, Argentina e Chile, tem tido o cuidado de investir no estudo da disciplina, muitas vezes complementada pelo Direito Romano e o Direito Canônico.
C) Dessa forma, o conhecimento da História serve para nos revelar e iluminar o nosso caminho para o futuro. Ao compreendermos como nos formamos, poderemos tentar nos entender melhor e, assim construir um futuro melhor.
II – Relação da História do Direito com as demais disciplinas jurídicas:
A) A História do Direito, enquanto cátedra, mantém estreita vinculação com outras disciplinas básicas do curso de Ciências Jurídicas, tais como Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica, a Introdução ao Estudo do Direito, Direito Romano, Direito Comparado, Direito canônico e a Antropologia Jurídica, matérias normalmente, ministradas nos primeiros semestres. Tais disciplinas, que são correlatas, visam, sobretudo, investigar a própria razão de ser do fenômeno jurídico e a essência teórica do universo normativo. Além de buscar adequar o papel exercido pelas regras de conduta no contexto social e a sua utilidade neste mesmo ambiente. Em fim, como diria Benedito Hespanha: “ O Direito, além de filosófico e sociológico, é também histórico.”
III –