HISTÓRIA DO DIREITO
IMPORTÂNCIA DO JULGAMENTO DE NUREMBERG PARA O DIREITO INTERNACIONAL
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO DIREITO
1º SEMESTRE DE DIREITO
Na Alemanha Nazista, Hitler centralizou o poder do nazismo em 1933, por ocasião da morte do então chanceler Hindemburg, quando se tornou chefe de Estado. A partir desse momento, implantou sua política de expansionismo (espaço vital) e purificação da Alemanha através da imposição da raça ariana, mediante o extermínio de Judeus, Negros, Ciganos, etc.
Utilizava sua intuição para elaborar suas estratégias de política interna e externa, momento em que firmou o pacto de não agressão com Stalin a fim de invadir a Polônia, porém ele mesmo violou o pacto quando invadiu a Rússia, a fim de capturar suas reservas de petróleo.
Durante o transcorrer da Guerra, atuando na frente ocidental e oriental, passou a sofrer pesadas baixas e perder território. Diante disso, intensificou o massacre dos Judeus em massa, conhecido como Holocausto.
Após a Segunda Guerra Mundial, houve a necessidade da criação de um Tribunal Internacional para Julgar os crimes de guerras dos nazistas. Cuja cidade de Nuremberg na Alemanha sediou esse tribunal. O tribunal de Nuremberg foi um marco para o Direito Internacional, promovendo grandes mudanças da estrutura do Sistema Jurídico Internacional do Século XX. Desta Feita, foram abordados os crimes de genocídio, contra a paz e contra a humanidade na seara jurídica internacional. Fato inédito na história do Direito.
Ou seja, o Holocausto foi algo tão grave na história da humanidade, que se tornou imperiosa a necessidade de punir os responsáveis. Em Nuremberg, os Chefes que ordenaram a execução do massacre contra Judeus foram julgados pelo Juri Internacional, onde foram condenados por tais crimes.
Tal sanção penal tinha como escopo precípuo a certeza de que a humanidade não veria mais esse tipo de crime, pois haveria uma entidade internacional que poderia sancionar os culpados por essa