História do Direito
1. Conclusões:
1.1 A formação da tradição jurídica Ocidental ocorreu século XII considerado o século do Direito. Sendo que nesta época teve o surgimento das primeiras universidades européias.
1.2 O Direito começou a ser pensado como uma ciência autônoma, no final do séc. XI e início do Séc. XII. Na política e na religião as ordens vigentes começaram a se destacar.
“[...] levanta-se uma série de questões. O que ensinavam os primeiros professores de Direito? Como era possível ensinar o Direito quando os direitos vigentes e as instituições jurídicas[...] e as práticas da vida política, econômica e social e geral?” (pág.156-157)
1.3 A escola de Direito na Bolonha foi fundada pelo o professor particular Irineu, por volta 1087, e começou a se tornar conhecida, e logo passou a receber estudantes de todas as partes da Europa. Sendo que, a Bolonha era uma universidade controlada por estudantes diferente do modelo criado em Paris. Os estudantes tinham uma fonte de poder econômica, sendo de grande importância para a receita da cidade.
“Os estudantes – filhos de famílias abastadas ou patrocinados por instituições (normalmente monastérios) – trouxeram uma grande receita para a cidade. Se eles estivessem insatisfeitos, poderiam facilmente migrar, levando consigo os professores.” (pág.161) “ Originalmente , a palavra para aplicada para designar universidade no sentido atual,[...] era studium generale (“estudos gerais”) significando que a educação estava disponível e era geral e não apenas local”( pág.160)
1. 5 A corporação estudantil possuía jurisdição civil e penal sobre os membros, além do poder de decisão sobre a maioria dos assuntos relativos à universidade.
Os professores eram membros de sua própria associação, determinavam poucas coisas– direito de examinar e admitir candidatos para o