História do direito - iluminismo
O presente trabalho tem como finalidade fazer uma analise do movimento conhecido como Iluminismo. No século XVIII, uma nova corrente de pensamento começou a tomar conta da Europa defendendo novas formas de entender o mundo, a sociedade e as instituições. O chamado movimento iluminista aparece nesse período como um desdobramento de concepções desenvolvidas desde o período renascentista, quando os princípios de individualidade e razão ganharam espaço nos séculos iniciais da Idade Moderna. Esse movimento defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica (Deus como o ponto de convergência de tudo) que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas essa forma de pensamento tinha como propósito iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
ILUMINISMO / A ILUSTRAÇÃO (Séc. XVII – Séc. XVIII)
Movimento cultural e intelectual surgido na Europa no final do Séc. XVII e desenvolvido no Séc. XVIII, período conhecido como Iluminismo, Século das Luzes ou Ilustração. É Termo usado para descrever as tendências do pensamento e da literatura na Europa e em toda a América durante o século XVIII, antecedendo a Revolução Francesa.
Trata-se de um período em que foi dada ênfase absoluta ao poder da razão para reorgaizar o mundo humano, desvinculando a natureza da religião. A Revolução Francesa em 1789 trouxe o poder político à burguesia destruiu os fundamentos da sociedade feudal e promoveu profundas inovações na vida social, mas junto com a Revolução Industrial trouxe crises e desordens na organização da sociedade o que levou alguns pensadores a analisar e refletir sobre as suas conseqüências.
A formação de uma sociedade industrial e urbana implicava a reordenação do modo de vida rural, houve o desmantelamento da forma de constituição da família patricial, o que foi um corte muito drástico na sociedade e produziu o aumento de problemas sociais como a prostituição, alcoolismo, suicídio e etc.Os filósofos do Iluminismo afirmavam