História do Desmatamento no Brasil
TRABALHO DE GEOGRAFIA:
DESMATAMENTO NO BRASIL
ELOISA FRANCE SANTOS N°04 – 2° ANO A
02/09/2014
Desmatamento: a ganância de alguns, o prejuízo de muitos.
Nelson Barh
INDÍCE
- Introdução
História do Desmatamento do Brasil PÁG:
- Desenvolvimento
Principais locais desmatados
Índices
Comparações PÁG:
-Conclusão PÁG:
-Bibliografia PÁG:
INTRODUÇÃO
História do desmatamento no Brasil
O desmatamento, também chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos.
O Brasil conta com seis tipos diferentes de florestas: a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata de Araucária, o Pantanal e a Floresta Amazônia. Dentre eles, apenas a Floresta Amazônica possui um relativo grau de preservação, apesar do aumento do desmatamento nos últimos anos
DESENVOLVIMENTO
O desmatamento no Brasil foi iniciado a partir do processo de colonização implantado pelos portugueses. Desde então, boa parte da vegetação do país foi devastada.
O Brasil conta com seis tipos diferentes de florestas: a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata de Araucária, o Pantanal e a Floresta Amazônia. Dentre eles, apenas a Floresta Amazônica possui um relativo grau de preservação, apesar do aumento do desmatamento nos últimos anos.
A floresta do Brasil que mais sofreu com a devastação foi a Mata Atlântica. Como ela