História do computador
Foram necessários anos de pesquisas e tentativas até que o homem fi nalmente chegasse a essa máquina. É claro que substituir o cérebro humano seria difícil, pois para isso o homem deixaria de existir, mas uma máquina capaz de resolver muitos problemas, em pouco tempo, e com bastante rapidez, este é o objetivo principal do que se chama computador.
Uma das primeiras invenções com o intuito de realizar cálculo foi, sem dúvida, o Ábaco.
No decorrer dos tempos muitas “engenhocas” foram criadas, mas somente no século XX é que realmente foi dado um grande passo para que essa máquina fi nalmente chegasse ao que existe hoje, o computador. Se foram anos até chegar a um modelo competente, a partir daí a tecnologia deu um salto extremamente veloz, pois hoje minúsculas máquinas são capazes de efetuar cálculos, pesquisas, e tudo que a nova geração conhece, pois em questão de segundos é possível daruma volta ao mundo. Observe na Figura 1.1, o exemplo de um computador antigo (CP 500).
1.2 O que é computador
Muito se fala em computador, em máquina, em processamento, mas, afi nal, o que é isso? O computador nada mais é do que uma máquina, só que essa máquina processa e armazena informações.
Atualmente, quase todas as máquinas possuem um chip, uma memória, e isso quer dizer que algum tipo de informação é armazenado. Um liquidifi cador é uma máquina; ele pode ser considerado um computador? Usando esse raciocínio, não, pois todas as vezes que precisamos usá-lo temos de repetir todo o processo novamente. No caso de um celular ou de uma câmera digital o processo já não é manual. Tanto um quando outro armazenam informações, e, desta forma, podem ser considerados computadores.
Para que um computador funcione é necessário que haja um conjunto de informações e componentes