História do Computador
Época dos dispositivos mecânicos (3000 a.c. - 1880)
Os dispositivos mecânicos, deu registro de sua existência em 2500 a 3000 a.c.
Equipamentos que era conhecidos por ábacos, posteriormente, tem-se registro dos usos deste equipamentos, pelos Poloneses, Babilônio e Romanos.
Estes dispositivos tinha tinham por finalidade realizar contagens de valores, que tornava-se mais práticos para os comerciante babilônicos registra dados números sobre sua colheitas. Os romanos por sua vez utilizavam o ábaco para realizar cálculos aritméticos simples.
Uma evolução conhecida do ábaco surgiu em 1500, através de um cálculo mecânicos inventado por Leonardo da Vinci; em 1942 apareceu uma nova invenção para cálculos, quando o filosofo e matemático francês Blaise Pascal, 19 anos construiu um contador numérico que realizava operações aritiméticas de soma e subtração. Este instrumento, posteriormente chamado de Pascalina,em homenagem ao seu inventor, que tinha como finalidade , auxilia em seu trabalho de contabilidade; a pascalina, consistia em seis engrenagens dentados, com uma ponteiro indicando o valor decimal escolhido ou calculado. Cada conjunto de ponteiro era usado como um registrador para armazenar temporariamente o valor de um numero. Um registrador atuava como acumulador, para guarda resultados. O outro registrador era utilizado para se introduzir um valor a ser somado ou subtraído do valor armazenado no acumulador. Quando se acionava a manivela e a máquina era colocada em movimento, os dois valores eram adicionados e o resultado aparecia no acumulador.
A máquina, embora rudimentar, era eficaz para sua época, sendo inteiramente mecânica que só funcionava por comando de manivelas adicionas manualmente. Alguns tempos após a invenção de pascalina, outro filosofo e matemático, Gottfried Leibniz, construiu uma calculadora mais completa que a de Pascal, pois a mesma podia realiza as quatros operações aritméticas. Ambas as maquinas, a de