História do Cinema
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO CINEMA
PROFESSOR: ROGÉRIO DANTAS
PERÍODO: 4º
ALUNO: JOSÉ ANDRÉ DA SILVA
ATIVIDADE
1 – Elabore uma análise sobre os “Cinemas Novos” e suas características, tendo como referência o livro “O que é Cinema” de Jean Claudet Bernardet.
O cinema novo nasce após a II Guerra Mundial, numa Itália devastada pela guerra e pelo fascismo mussoliniano. A Itália que fora marcada pelos seus melodramas e superproduções bíblicas inicia a partir de então a realizar filmagens que relatam dia-a-dia da população. A temática adquirida para as novas produções cinematográficas são cotidiano do proletariado, dos camponeses e da pequena classe média numa Itália que busca sua renovação o âmbito social. Este cinema não tem como base a situação social italiana seja rural ou urbana, que mesmo que mesmo antes do término da guerra e numa Itália fascista realizavam mesmo que clandestinamente cinematografias com estes temas.
Já com o fim dos mesmos se fazia necessário relatar a situação da população mais simples e maioria do país, relatar a sua vida com seus sofrimentos, angustias, expressões de dor ou de alegria, mesmo sendo esta ultima pouca revelada. Trocar os estudos pelas gravações nas ruas, nos ambientes naturais para que se obtenha uma realidade mais próxima possível do ambiente social que se vivia diariamente milhares de pessoas.
Outros países como Brasil e França; iniciam também filmagens com esta linha de temática. Esta nova fórmula de realizar cinematografias ganhou gosto de vários cineastas pelo mundo. Pois a critica social, consequentemente contra o governo local tornava aprazível aos cineastas do cinema novo.
Na URSS, Alemanha, a Europa em si, países da África, America, o novo tom do cinema é abraçado ao apena pelo fato chamado mercado mas também para divulgar a dia-a-dia de uma sociedade oprimida e ansiosa por novos ares político.
Assim sendo, o chamado