História do catumbi
LEVANTAMENTO
HISTÓRICO SOBRE A EVOLUÇÃO URBANA DO BAIRRO DO CATUMBI-RJ
BÁRBARA PEREIRA – Matrícula:10101007 WELSON SILVA – Matrícula: 10
Prof.: Alexandre Lourenço
DISCIPLINA: Análise e Diagnóstico Urbano
INTRODUÇÃO
O bairro de passagem pobre, favelado, situado entre o Estácio e a Praça Onze e com alto índice de criminalidade, virou um cenário montado para o carnaval e para a circulação viária em prol da redução do tempo do percurso entre a Zona Sul e o Centro.
A rua Marquês de Sapucaí foi escolhida para construção do Sambódromo em 1985, palco da alegria do povo, o “Carnaval”, para facilitar o acesso à área pelos turistas e moradores da Zona Sul e da Barra da Tijuca.
Apesar da incansável luta da Associação de Assistência e Orientação aos Moradores do Catumbi, o bairro foi destruído em grande parte para que o desenvolvimento da cidade não fosse prejudicado, não estabelecendo um consenso com os moradores e frequentadores do Catumbi.
O LUGAR DO ESPETÁCULO
O desenvolvimento impôs a única possibilidade de futuro, não estando disposto, a conciliar suas necessidades com as das populações locais, com suas histórias, memórias, paisagens, significados tão distintos, pois os efeitos positivos do desenvolvimento econômico eram tidos como naturais consequências dos processos de crescimento e modernização.
As reformas urbanas, condenaram o Catumbi, a períodos de decadência no que diz respeito à produção do lugar. Este período foi fundamental para a expansão urbana da cidade do Rio de Janeiro rumo à condição de metrópole nacional.
No século XIX, era um bairro residencial de classe média alta.
O bairro já passou e passa por problemas de diversas ordens ao longo da história, como por exemplo, os problemas da população com alagamentos, transportes e outros eram comuns, pelo menos desde o início do século XX.
Reavivar um pouco da história do Catumbi, vemos que a cultura popular e principalmente o samba faziam