História do Brasil
Em 1824 foi a vez dos habitantes da província Cisplatina iniciarem um movimento com o objetivo de se separar do Brasil; Pretendiam adotar um regime republicano e tentar se anexar as Províncias Unidas do Reino do Prata atual (Argentina) . A antiga disputa da região entre portugueses e castelhanos ganhou nova versão no confronto entre Brasil e Argentina.
A localização da Província era estratégica para o contado com as províncias brasileiras do interior. Caso a Cisplatina fosse anexada a Buenos Ares, ambas as margem do Prata seria, por ela controladas,situação totalmente indesejável para o brasil.
D.Pedro I deu grande importância ao fato iniciando uma reação que esvaziaram os cofres públicos. Sufocando as inspirações republicanas na Cisplatina e mostraria a superioridade do regime monárquico.
Em 1828 a Cisplatina transformou-se num Estado independente, com o nome de República Oriental do Uruguai.
Com a morte de D.João VI, herdeiro legítimo do trono português, teve de optar por uma das duas coroas . Escolheu a do Brasil, abdicando ao trono do reino europeu por sua filha mais velha nascida no Rio de Janeiro, D.Maria da Glória-prometida ao irmão do imperador D.Miguel.
Dois anos depois D.Miguel deu um golpe de Estado e assumiu o poder com a colaboração da mãe. Cada vez mais preocupado com os problemas políticos de Portugal e em defender os interesses da filha fazendo assim sua imagem ficar desgastada.
D.Pedro Abdica
O descontentamento do imperador chegou ao auge no final dos anos 1820.
A situação de D. Pedro I tornou-se insustentável com a mudança do ministério, em 1830. O imperador foi acusado de escolher ministros ligados diretamente a sua posição política, desconsiderando os interesses de boa parte dos brasileiros. Foi de grande impacto o assassinado do imigrante italiano Libero Bataro, em fins de 1830, que se intensificava como um jornalista liberal. Em 15 de março de 1831, no Rio de Janeiro, os conflitos entre