História do Brasil
O Brasil, ao ser inserido no processo colonizador português, foi adequado ao sistema de colônia de exploração, que tinha como uma de suas características a economia voltada para o mercado externo, só podendo comercializar com a sua metrópole(Portugal).
As riquezas minerais da colônia, obtidas durante o período da Mineração no Brasil,foram utilizadas, em grande parte ,para o cumprimento do Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra. Portugal manteve uma aliança com a Inglaterra que não lhe favorecia, acarretando um endividamento de Portugal, que podemos chamar de balança comercial desfavorável.
O tráfico transatlântico de escravos, envolveu interesses mercantis que proporcionou a Portugal um deslanche em sua economia.Esse tráfico contou com fatores que contribuiu para o seu crescimento na América portuguesa. Podemos destacar os fatores naturais como: os ventos e as marés favoráveis à navegação entre o litoral do Brasil e o litoral da Africa Ocidental. Em uma época em que as navegações eram feitas em embarcações à vela, muito mais frágeis do que as de hoje, e sem barcos a vapor ou motor, o peso dos fatores naturais era muito grande para o sucesso do comércio de escravos no Atlântico.
A travessia dos africanos escravizados para o Brasil era realizado por navios chamados tumbeiros. Nessas embarcações, a alimentação era escassa e de pessima qualidade; as condições sanitárias eram precárias, levando a propagação de doenças. Os escravos eram transportados em porões abarrotados; em média de 300 a 400 escravos eram transportados; cerca de 1/3 dos escravos acabavam morrendo durante a viagem;
Em uma sociedade escravista como a do Brasil colonial, quase ninguém pensava na possibilidade de um mundo sem escravos. Os escravos eram utilizados para as tarefas mais simples do cotidiano como tomar banho, pentear os cabelos e outros. Porém o que tornou o Brasil uma sociedade escravista foi o fator de possuir uma grande quantidade de escravos em uma escala