História do brasil
Índios no Brasil
Ilhéus – BA. Setembro de 2013.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ.
Atividade da disciplina de História do Brasil, do curso de Ciências Sociais, apresentada pela discente Gleica Brito dos Santos à Professora Dra. Teresinha Marcis.
Ilhéus- BA. Setembro de 2013.
Teresinha Marcis. Doutoranda em História Social – UFBA;
Professora da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz.
Texto apresentado no Simpósio Temático: “Territorialidade, trabalho e identidades indígenas no Nordeste Colonial”, no IV Encontro Internacional de História Colonial. Belém-PA, 03-06 de setembro de 2012.
Tupinambás, tupiniquins, aimorés e potiguaras: apontamentos sobre os povos indígenas na capitania dos Ilhéus (1547-1602) . O texto é realmente interessante, pois aborda a história indígena do Brasil, retratando a relação conflituosa dos índios e portugueses. Esses conflitos abrangem várias questões que até os dias atuais merecem discussões.
Os portugueses ao chegarem ao Brasil perceberam como proveitoso seria o propósito de dominar os nativos e os recursos naturais brasileiros, e assim o fizeram. Não contavam, porém com a resistência tão decidida desses povos em defender-se da ocupação de suas terras.
O texto, porém procede de registros de jesuítas, senhores de engenhos, que traz uma visão apenas de um lado da história, onde o índio era retratado como um ser inferior, que não possuía nenhuma cultura, um animal selvagem que precisava ser domesticado. Os Jesuítas passaram a catequizar esses índios em busca de fazê-los dominados, mesmo que por acordos alguns se deixassem subjugar, os indígenas tinham consciência do seu espaço nas terras brasileiras.
Ao descrever os Aimorés o texto apresenta exatamente essa luta indígena de resistência e da preservação da liberdade de um povo, que lutavam, pois queriam de volta