História do Brasil
Vídeo 1 – HISTÓRIA DO BRASIL POR BORIS FAUSTO: REPÚBLICA VELHA
Neste vídeo, o historiador Boris Fausto descreve a origem da República brasileira, com base em dois grupos distintos: os Partidos Regionais (Elites), que almejavam uma República descentralizada, e os Militares, que ao contrário, desejavam uma República centralizada, com um Estado mais forte. A história mostrou que os primeiros sobrepujaram aos segundos, fato que se comprova com a promulgação da Constituição, que garantiu autonomia para os estados e municípios. Em termos econômicos, “O Brasil era um país essencialmente agrícola” até 1930, enquanto perdurou a República Velha, quando tudo o que era produzido era destinado à exportação. O principal produto brasileiro era o café. Contudo, a borracha também se destacou, superando inclusive o açúcar.
O vídeo também fala a respeito da forte desigualdade entre as regiões do país, no que tange ao progresso. Em especial, a região Nordeste, onde vários movimentos ocorreram com a finalidade de buscar melhores condições para aquela região, sendo o principal a Revolução de
Canudos. Já a região Centro Sul se desenvolvia bem, com cidades como Rio de Janeiro e São
Paulo se urbanizando cada vez mais. Com base nos lucros oriundos da atividade cafeeira, São
Paulo acabou desenvolvendo um mercado interno que contribuiu para um maior desenvolvimento industrial.
O vídeo ainda fala a respeito das imigrações ocorridas desde 1870. Os imigrantes eram atraídos para as fazendas de café a fim de se adquirir uma maior mão de obra e também mais barata. A chegada destes imigrantes trouxe também as primeiras ideias revolucionárias, como o anarquismo.O anarquismo era a forma de luta por diversas causas, mas sem surtir grandes efeitos, seu declínio culminou com a formação do Partido Comunista do Brasil, em 1922.
Greves se instauraram em grandes cidades do País e sintomas de crise da Primeira República começaram a surgir, em particular, o tenentismo.
Por