História de uma neurose infantil - homem dos lobos
Nome da Dinâmica: “Você está escutando?”
Fonte: AEPV (adaptação Kátia Queiroz – Adolescência Criativa Olodum)
Objetivo: Trabalhar a importância de perceber o outro, valorizando-o, considerando a boa escuta como a chave para uma boa comunicação.
Material utilizado: Cartões numerados (1 e 2) e instruções.
Motivo da escolha desta dinâmica: O grupo escolheu esta dinâmica, devido ela trabalhar questões relativas à comunicação tais como o saber ouvir, falar e ser escutado, delicadeza no trato, auto-estima, entendendo estas questões como pontos que necessitam de desenvolvimento nos alunos de Psicologia, considerando que a boa comunicação e a escuta como qualidades fundamentais para o exercício da profissão de Psicólogo.
Descrição de dinâmica:
1- Formar duplas. Numerar os participantes de cada dupla com os números 1 e 2, aleatoriamente. 2- Unir todos os participantes que receberem o número 1 e dar-lhes estas instruções: Você irá contar uma história ao seu par. Pode ser uma história real da sua própria vida ou criar algo. Mas a sua tarefa é contar essa história ao seu par do começo ao fim e certificar-se de que ele compreendeu bem o que você contou. 3- Unir os participantes que receberem o número 2 e dar-lhes instruções individuais, pois cada um deles desempenhará um papel diferente em sua dupla. Todos os papéis têm o objetivo de interferir na comunicação, dificultando-a.
Sugestões de papéis:
- Dê palpites sem ser solicitado durante o relato do seu parceiro.
- Interrompa freqüentemente seu par, impedindo-o de chegar ao fim de sua história.
- Mude de assunto várias vezes durante o relato do seu par.
- Não responda, nem pergunte nada durante todo o relato.
- Peça constantemente ao outro que repita o que acabou de falar.
- Procure contar uma história melhor do que a que seu par está contando.
- Observe o resto da