História de Florence Nightingale
ESCOLA DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA – ESENFAR
ENFERMAGEM, SAÚDE E SOCIEDADE II
BIANCA MARIA VIEIRA DE VASCONCELOS
RESUMO
FLORENCE NIGHTINGALE (1820-1910): AS BASES DA ENFERMAGEM MODERNA NO MUNDO
DEZEMBRO
2014
Florence Nightingale: As bases da enfermagem moderna no mundo
Por sua impecável contribuição à humanidade, especialmente no tocante à Enfermagem, a vida e trabalho de Florence Nightingale são objetos de estudo e admiração de pesquisadores das mais variadas áreas, e daqueles interessados em compreender a aplicabilidade da sua dedicação às praticas de cuidado modernas.
Há divergências por parte dos biógrafos e pesquisadores a respeito das verdadeiras intenções de Miss Nightingale. Alguns a descreveram como autora de manipulações para manter seu autoengrandecimento, dentre outras acusações. Todos podem apontar defeitos em sua personalidade, tendo em vista que, antes de qualquer coisa, ela foi um ser humano. No entanto, é praticamente unânime a constatação de que trata-se de uma pessoa que dedicou sua vida e todos os recursos que para ela estiveram disponíveis à promoção de um cuidado inovador e brilhante.
Detentora de conhecimentos muito abrangentes em diversas áreas, que vão desde a História e Matemática até diversos idiomas, bem como de uma personalidade forte e determinada, Florence destacou-se ainda muito jovem por seu desinteresse pelo padrão socialmente estabelecido para as mulheres de sua época. Não se sentia confortável com uma vida cercada de vaidades e expectativas sociais, enquanto muitas pessoas sofriam sem auxílio ou recursos. Entendia sua ânsia pelo cuidar como sendo vocação divina, e assim que possível buscou consolidar seus conhecimentos e experiências em instituições como a de Kaiserswerth e irmandades católicas, afim de exercer um cuidado que vai além de uma simples assistência física.
Lidar com sua família no que dizia