hISTÓRIA DE CUBATÃO
Onde está localizado?
Pertence a baixada santista?
Porto de Cubatão, com o nome abreviado para Cubatão, foi elevado à categoria de município em 1833, mas sua instalação nunca ocorreu. Em vez disso, em 1841, Cubatão foi incorporado à cidade de Santos.
Mais tarde, em 26 de outubro de 1922, tornou-se distrito desse município, obtendo, somente em 24 de dezembro de 1948, sua autonomia política promulgada pelo Governador do Estado, o Sr. Ademar de Barros, a nova divisão territorial da região, na qual Cubatão era desmembrado de Santos a partir de 1º de janeiro de 1949 e ficaria sob a administração do Prefeito de Santos, Sr. Álvaro Rodrigues, até assumir o poder o Prefeito do novo município. Na mesma ocasião, a Câmara Municipal, também tomaria posse.
Quando e como nasceu?
A região de Cubatão define-se como uma vasta planície sedimentar, quase ao nível do mar, caracterizada pela presença de manguezais e pela proximidade com as escarpas da Serra do Mar.
A primeira ocupação da região estaria ligada à doação de sesmarias pelo donatário Martim Afonso de Souza em benefício de Rui Pinto em 1553, de Francisco Pinto em 1537 e de Antônio Rodrigues de Almeida em 1567, assim como de concessão de terras, ao sul do rio Cubatão, a colonos comuns e aos jesuítas.
Quem foi o seu primeiro prefeito?
O crescimento de Cubatão levou a que em 1º de janeiro de 1949 a cidade obtivessa a emancipação político-administrativa em relação a Santos. O primeiro prefeito da cidade assume em 9 de abril, tornando-se esta data o dia em que se comemora o aniversário da Cidade.
Quem foi o seu primeiro prefeito?
Qual a origem predominante dos seus habitantes?
Quantos habitantes vivem nela?
Quais os principais problemas que a cidade vive?
Mencione um fato histórico positivo e outro negativo, que a população viveu.
1948 - Organizou-se uma Comissão de trabalho para lutar pela elevação de Cubatão à categoria de Município. A 17 de outubro foi realizado um plebiscito