História de Chicago
Reconstrução da cidade, destruída em 1871, ditou processo de desenvolvimento das metrópoles americanas nas décadas seguintes
Leandro Meireles Pinto, iG São Paulo | 12/02/2010 07:49
Mudar o tamanho da letra:
A+
A-
O planejamento moderno das metrópoles dos EUA foi consequência direta de um incêndio de grandes proporções que devastou a cidade de Chicago no final do século 19, no ano de 1871.
"A cidade passou por um rápido processo de reconstrução que ditou o desenvolvimento das áreas urbanas do país nas décadas seguintes", disse ao iG Carl Smith, o professor de história da Universidade Northwestern.
Leia também:
Lisboa sofreu com tremor, tsunami e incêndio
Tremor de São Francisco revolucionou pesquisa
"Após a tragédia, houve um esforço de reconstrução coordenado que modernizou a forma de desenvolvimento em toda a Costa Leste do país", afirmou Smith, autor de The Plan of Chicago: Daniel Burnham and the Remaking of the American City (O Plano de Chicago: Daniel Burnham e a Remodelação da Cidade Americana, em tradução livre).
Segundo o historiador, até o chamado Grande Incêndio de Chicago não havia planejamento urbano e regulamentação para as construções da cidade, que crescia de forma rápida e desordenada. Esse cenário caótico, aliado a um verão muito seco, foi a condição perfeita para que o fogo se alastrasse de forma devastadora na noite de domingo de 8 de outubro de 1871.
Foto: Getty Images
Modelo de construção para a Costa Leste dos EUA
Possível causa: uma vaca
As causas do incêndio são desconhecidas, mas diz a lenda que uma vaca teria iniciado o incêndio. Segundo essa versão, o animal teria derrubado um lampião de querosene sobre o feno de um celeiro que ficava atrás da casa de Patrick e Catherine O'Leary, na Rua DeKoven.
O casal tinha uma pequena produção de leite no celeiro. Apesar de não haver provas concretas, a suspeita fez com que a família levasse o crédito pela tragédia.