história de campos
Curso de Pós Graduação Lato Sensu de Educação Ambiental IFF / UPEA
Professora: Larissa Rangel
Aluna: Rachel de Salles Freitas dos Santos
Resenha sobre Caos Urbano
A idéia de caos está associada a alguma realidade econômica, social, política ou territorial que foge as normas estabelecidas ou o que as pessoas desejam como forma de vida de acordo com princípios de harmonia e convivência em coletividade.
Com o aumento da urbanização, profundas transformações no meio ambiente urbano vêm ocorrendo.
O crescimento populacional nas cidades colabora para o deslocamento de atividades, pessoas e serviços para as áreas periféricas tornando os sistemas de transporte importante para a qualidade de vida.
O aumento da frota veicular, em particular o automóvel, promove alterações e acentua a desigualdade nas cidades devido ser um transporte eficiente e frágil, porém que aumenta os níveis de poluição sonora e atmosférica.
A política urbana de forma deficiente leva a um planejamento urbano desordenado, levando dentre esses problemas de mobilidade e acessibilidade a um também desconforto ambiental.
Precisam-se criar cidades de e para todos, ou seja, “cidades inclusivas” com um adequado planejamento territorial que leve em conta os limites do desenvolvimento sustentável.
A acessibilidade funciona como um instrumento para que se alcance a sustentabilidade para se ter uma cidade sustentável é importante que ela seja inclusiva. Ter e ser uma cidade inclusiva, um ambiente urbano inclusivo, passa necessariamente pela idéia de uma cidade de e para todos, independentemente do tipo de deficiência.
O futuro sustentável para ser alcançado é necessário a construção de cidades inclusivas próprias, criativas, educadoras, saudáveis e democráticas que proporcionem uma boa qualidade de vida aos cidadãos e que permitam a participação da sociedade em todos os aspectos à vida pública.
Percebe-se, portanto que para se