história de campo verde
A história de nosso município pode ser dividida em diversos períodos com características próprias.
Período : Meados do Século XVIII a 1890
Compreende a fase da trajetória histórica dessa área ocupada então pelo povo bororo, até a chegada dos primeiros grupos de migrantes.
Índios Bororos Os índios bororos – povo nativo que viveu nessa região antes da chegada do homem branco – concentrava-se principalmente as margens do Rio São Lourenço, vivendo em habitações simples feitas de folhas secas. Seu vestuário e ornamentos eram confeccionados com a utilização de folhas secas de bacuri e penas. Viviam da caça, pesca e coleta de frutos. Foi um dos povos indígenas mais massacrados dentro do processo de ocupação da região Centro-Oeste.
Bandeirantes A região de Campo Verde durante o século XVIII fez parte do trajeto que expedições bandeirantes, vindos de São Paulo, utilizavam para chegar a Cuiabá em busca de índios para a escravização e de ouro. As Bandeiras eram expedições armadas, organizadas por um chefe que tinha sob seu poder homens brancos, caboclos e índios escravos.
Negros
Campo Verde, a exemplo de outras regiões do Brasil, também teve a presença do negro no processo de ocupação dessa área. Mesmo antes da chegada da família Borges e Fernandes em aproximadamente 1890, há relatos de descendentes de pioneiros sobre a existência de um rico fazendeiro conhecido como Sr. Góes que possuía uma grande quantidade de escravos trabalhando em sua propriedade localizada próxima à Vila de Capim Branco. Há também relatos orais da existência de escravos em outras fazendas antigamente aqui estabelecidas.
Período: 1890 a 1960
Compreende o processo de povoamento e formação de fazendas pioneiras principalmente a região de Buriti dos Borges, Capim Branco e as margens do Rio Manso (Rio das Mortes).
Povoamento as margens do Rio Manso e Capim Branco
A família Borges Fernandes proveniente de Uberaba – Minas Gerais foi uma das