História das Organizações
Revolução Industrial, o fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração, ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao liminar do século XX. Esse fenômeno trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas. A Revolução Industrial, é resultado de dois eventos importantes, o surgimento das fábricas e a invenção da máquina à vapor, está por James Watt em 1776, que revolucionaram a produção e a aplicação dos conhecimentos administrativos.
A História da Revolução Industrial pode-se dividir em 6 fases importantes:
Artesanal até 1780
Fase em que o regime de produção era artesanal em pequenas oficinas de mão de obra intensiva e não qualificada, trabalho escravo, e de ferramentes não adequadas.
O comercio era feito através de troca de mercadorias. A fonte de energia era à água e o material básico a madeira.
Transição para a Industrialização até 1860
Fase da mercadoria das oficinas e da agricultura, novas fontes de energia como o carvão e material básico como o ferro, para produção de máquinas, como a de fiar de tear e o descascador de algodão.
É nesta fase também que a utilização das máquinas à vapor transforma as oficinas mecânicas em fábricas e usinas com pesadas máquinas, substituindo o esforço muscular humano. Desenvolve-se as estradas de ferro devido a invenção da locomotiva à vapor, impõe-se a navegação, surge o telegrafo elétrico e o selo postal.
Crescimento Industrial até 1914
Fase em que há a substituição do carvão para a eletricidade e os derivados do petróleo como principais fontes de energia.
Surge então o motor a explosão e o motor elétrico, conseqüentemente neste período teremos o surgimento do carro, do violão, do telegrafo sem fio, do cinema e o domínio da industria pela ciência e pelos avanços tecnológicos.
O capitalismo industrial cede lugar ao capitalismo financeiro, surgindo assim os bancos as financeiras, e as