História das guerras
Editora: Contexto, São Paulo - SP
Ano: 2006
Páginas: 479
Título: História das Guerras
Síntese
As guerras não são algo novo na história da humanidade. Na verdade, as causas, o armamento e estratégia têm mudado constantemente, mas elas existem há milhares de anos e o que elas possuem em comum é o fato de terem promovido mudanças fundamentais na trajetória da humanidade.
O livro aborda os quinze dos mais importantes conflitos da história, sendo cada capítulo atribuído a um especialista disposto em ordem cronológica, cabendo ao organizador o texto introdutório. A seguir será exposta uma análise crítica acerca de cada item.
GUERRA DO PELOPONESO (Pedro Paulo Funari)
A guerra do Peloponeso (região situada ao sul da Grécia), embora tenha terminado há vinte e quatro séculos, ainda é motivo fascinador de diversos historiadores. Basicamente retrata um longo conflito, de aproximadamente trinta anos ente as póleis ou cidades independentes gregas. Nesse ínterim, destacam-se as cidades de Atenas, Tebas e Esparta. O conflito tem origem nos interesses econômicos e políticos, tendo início após a tentativa de Tebas, cidade aliada a Esparta atacar Platéa, cidade aliada a Atenas. O que mais intriga os historiadores contemporâneos foi à disputa entre os modelos políticos, sendo de um lado Atenas oriunda de um regime democrático e comercial e de outro Esparta, com um regime despótico e agrícola. A guerra do Peloponeso se finda em 404 a.C., com a capitulação ateniense, devido grande ajuda prestada a Esparta e seus aliados através dos Persas. Em vários momentos da história chegou-se a esboçar um paralelo entre o conflito grego e outros, como por exemplo, durante a guerra fria, de um lado o democrático Estados Unidos e de outro a ditatorial União Soviética.
GUERRAS PÚNICAS (Renata Senna Garraffoni)
Conflito travado entre Roma e um povo de origem