História das coisas
O documentário foi criado com a proposta de responder algumas perguntas. Entre elas: Afinal para onde vão as coisas quando nos desfazemos delas?
As coisas se deslocam ao longo de um sistema: extração, produção, distribuição, consumo, tratamento do lixo. Todavia, para explicar de onde vem e para onde vão as coisas falta muito, além das etapas citadas acima. Há também, por exemplo, as pessoas envolvidas e dentre elas, o governo e corporações.
O projeto é explicado por meio de animações e com uma linguagem interessante e compreensível para a garotada, e pode ser o ponto de partida para a realização de diversas atividades com os alunos, desde a produção de trabalhos sobre a realidade do consumismo nas suas cidades, até mesmo um trabalho de campo para conhecer etapas de algum sistema de produção local.
Também seria possível fazer comparações entre aquilo que é retratado pela mídia sobre um determinado objeto de consumo e o que foi constatado pelas pesquisas dos estudantes sobre esse mesmo objeto (sua composição, origem e destino). Assim, seria traçado um paralelo entre meios de comunicação, propaganda e ética ambiental.
O filme presta-se a um ótimo trabalho interdisciplinar, dada a possibilidade de ser abordado por várias áreas do conhecimento. A exposição didática das idéias chama a atenção, e o fato de ser um curta-metragem com 20 minutos é particularmente interessante para os professores, uma vez que pode ser encaixado facilmente no tempo de uma