história da upp
A sigla UPP significa unidade de polícia pacificador. É um projeto criado com a finalidade de trazer paz social as comunidades, assim como junto com a pacificação levar saneamento e melhorias para as comunidades e tornar ascessível as necessidades dos moradores dessas comunidades. Nesse trabalho de ética vamos tentar mostrar de uma forma clara qual a verdadeira face das UPPS e relacionar o código de ética no que diz respeito aos cidadãos envolvidos tanto no projeto de pacificação, como os atendidos por esse mesmo projeto, ou seja os profissionais envolvidos e os moradores.
Em 2010 ao som de Juízo final samba de Nelson cavaquinho , o até então governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral apresentava em agosto de 2010, o programa de" Pacificação por Sergio cabral ". Nessa declaração ele jurava como compromisso de campanha terminar o seu segundo mandato sem nenhuma comunidade com poder paralelo no Rio de Janeiro.O que podemos ver e é notório que ele não consegui cumprir a sua promessa, além de ter deixado um cenário de verdadeiro caos em algumas das comunidades já pacificadas, aonde a polícia vem entrando em confronto com os moradores, e usando de formas truculentas e até violentas contra alguns moradores como temos acompanhado nos noticiários diário.
Como exemplo podemos citar o caso Amarildo, o caso Claudia e o mais recente na mídia o dançarino de um programa de televisão dj DG, que causaram grande revolta nos moradores assim como na população geral, trazendo para a rua a descontentação do povo com a polícia e a sua forma de abordagem dentro dessas comunidades. Qual seria a função das UPPS dentro das comunidades ?
Até então se dizia que a finalidade das UPPS seria a de trazer "Paz social ",combater o tráfico de drogas,acabar com o poder paralelo,trazer políticas públicas,saneamento,projetos de inclusão, acesso aos aparelhos públicos de saúde e educação,