História da Rússia
DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
Daniele Weber – nº 6
Rodrigo Gabriel Mossmann – n° 17
Thiago Scholles Prestes – nº 19
Víctor Krug de Oliveira – nº 20
Vinícius dos Santos Morbach – nº 22
RÚSSIA
Professora Vanessa Brandini
Dois Irmãos
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO Rússia, originalmente Federação Russa, é um país localizado ao norte da Eurásia (junção dos continentes Europa e Ásia), sendo considerado o maior país do mundo, com 17.075.400 quilômetros quadrados. A palavra “Rússia” vem do termo Rus, um Estado medieval formado pelos eslavos povos do Leste Europeu. Mais tarde, popularizou-se o uso do nome "Русская Земля" (russkaya zemlya), traduzido como “Terra Russa”.
Outros termos eram utilizados para se referir à Rus, como Rutênia nas regiões dominadas pela Igreja Católica.
2 RELEVO
O relevo da Rússia é variado, dominando planícies e vales em três quartos do território. As planícies do Leste Europeu e do Oeste Siberiano, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta.
Os montes Urais são uma cordilheira de montanhas na Rússia que normalmente definem a fronteira entre a Europa e a Ásia. A leste dos Urais, a região das mesetas (área elevada com topo plano) continua até as terras baixas da Sibéria Ocidental. Esta enorme extensão, exageradamente plana, é mal drenada e muito pantanosa. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5633 metros, que é também o ponto mais alto da Europa. Já o ponto mais baixo é o Mar Cáspio, com -28 metros.
As altas montanhas da fronteira meridional não permitem a entrada das massas de ar tropicais. A principal influência marinha procede do Oceano Atlântico, especialmente durante o verão, quando o território recebe a maior quantidade de precipitações. Entretanto, as precipitações são muito escassas. Na meseta europeia, no oeste da Rússia, a média anual de