História da radiologia no brasil
Há 110 anos atrás na Alemanha era descoberto o raio-x, pelo médico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, a descoberta teve início no dia 08 de novembro de 1895, quando ele trabalhava com radiações, Wilhelm percebeu que sua mão estava sendo projetada em uma tela, logo imaginou que daquele tubo deveria estar saindo tipos especiais de ondas, que tinham a capacidade de atravessar o corpo humano.
Em seguida resolveu realizar, uma documentação como prova da sua descoberta, sendo assim efetuou a sua primeira radiografia, radiografando a mão esquerda da sua esposa.
Após um pouco mais de dois anos, o médico brasileiro José Carlos Ferreira Pires, já produzia suas primeiras radiografias no Brasil, na cidade mineira de Formiga MG.
O primeiro aparelho de radiologia chegou no Brasil em 1897, fabricado pela Siemens, ele funcionava através de bobinas. Naquela época a cidade de Formiga não contava com a eletricidade e para colocar o aparelho para funcionar era necessária bateria e pilhas.
Os resultados não foram muito satisfatórios então o doutor Pires decidiu instalar um motor fixo a gasolina que funcionava como um gerador elétrico.Com a ajuda da mulher, filhos e amigos além de um manual de instrução ele conseguiu colocar o aparelho para funcionar e com chapas de vidros fotográficas passou a produzir as primeiras radiografias.
Em 1898 foi feita a primeira chapa radiográfica, o tempo de produção da chapa era longo, dependendo da parte a ser radiografada demorava de 30 a 45 minutos.
Na década de 50, após uma exposição do departamento de radiologia da associação médica de minas gerais, o aparelho foi enviado para o exterior, pois não houve interesse das entidades governamentais em criar um museu histórico no Brasil. Hoje o aparelho se encontra em Chicago - USA
Conclusão
Na minha opinião o físico alemão Wilhen Conrado Roentgen fez uma importante descoberta para a medicina. Embora esta descoberta tenha sido por acaso, devido