História da pediatria
I
O Campo da Pediatria
Capítulo 1
Visão Geral da Pediatria
Richard Behrman
A pediatria tem como interesse a saúde dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, seu crescimento e desenvolvimento e suas oportunidades para alcançar o pleno potencial como adultos. Os pediatras, sendo os médicos que assumem a responsabilidade pelo progresso físico, mental e emocional das crianças desde a concepção até a maturidade, devem estar atentos às influências sociais e ambientais, que exercem grande impacto sobre a saúde e o bem-estar das crianças e suas famílias, bem como com seus sistemas orgânicos e processos fisiológicos peculiares. Os jovens estão, muitas vezes, entre os indivíduos mais vulneráveis e desprotegidos da sociedade, e por isso suas necessidades requerem atenção especial.
ESCOPO E HISTÓRIA DA PEDIATRIA E DA ESTATÍSTICA
VITAL
A pediatria emergiu como especialidade médica há mais de um século, em resposta à crescente conscientização de que os problemas de saúde da criança diferem daqueles do adulto, e de que as respostas da criança às doenças e ao estresse são variáveis com a idade. A ênfase e o escopo da pediatria continuam a mudar, porém suas observações básicas continuam válidas.
Os problemas de saúde das crianças e dos jovens variam amplamente entre as nações do mundo, na dependência de um certo número de fatores, que freqüentemente estão relacionados. Esses fatores incluem (1) a prevalência e a ecologia dos agentes infecciosos e dos seus hospedeiros; (2) o clima e a geografia; (3) os recursos e as práticas da agricultura; (4) considerações educacionais, econômicas, sociais e culturais; (5) estágio da industrialização e da urbanização; e (6) em muitos casos, a freqüência de genes para algumas doenças.
Não só os problemas diferem nas várias partes do mundo, como também as prioridades, porque refletem as preocupações, os recursos e as necessidades locais. A avaliação do estado de saúde de qualquer comunidade