História da música e dança.
HISTÓRIA DA DANÇA:
DANÇA PRIMITIVA: a dança primitiva surgiu através de uma maneira do homem se comunicar com os deuses, pedindo abrigo, agradecendo a caça bem sucedida e pedindo ajuda para caças futuras. Esses rituais realizados podem ser encontrados em pinturas rupestres nas cavernas espalhadas pelo mundo, essas pinturas mostravam claramente movimentos que, segundo especialistas, caracterizam a dança.
DANÇAS MILENARES: Egito: a dança no Egito tinha interesses sagrados e ritualísticos, os egípcios dançavam para seus deuses em casamentos e funerais.
Grécia: Além de caráter religioso, a dança na Grécia Antiga preparava os guerreiros para o combate. A dança também estava presente no teatro, manifestada por meio do coro.
Roma: neste período a dança começa a perder sua importância, não sendo privilegiada a dança só recomeça a ser bem praticada no Renascimento.
Idade Média: ainda neste período de decadência, a dança começa a ser considerada profanação, sendo condenada pela Igreja Católica por utilizar o corpo como forma de expressão. Mesmo assim, a dança continuava a ser praticada por alguns camponeses.
Renascimento: a dança passa a ter valorização entre a nobreza; há o surgimento de repertórios de movimentos estilizados tornando a dança algo mais disciplinado, chamado de balleto ou balé. Esse novo estilo de expressão se espalhou pela Itália e pela França no século XVI.
DANÇA MODERNA: há certa mudança na forma de dançar, os bailarinos não tendem apenas a praticar o balé, e sim a estudar movimentos corpóreos para a melhora de suas práticas, utilizando de solos frequentemente.
DANÇA CONTEMPORÂNEA: surgindo em 1960 como uma forma de protesto contra o sistema da época, transmitindo ideias e conceitos para outras pessoas. Em 1980 a dança contemporânea começa a se definir, desenvolvendo linguagem própria, havendo rompimento com movimentos da dança clássica.
HISTÓRIA DA MÚSICA:
MÚSICA NA PRÉ-HISTÓRIA: