História da Música na América Latina
A história da música da América Latina está relacionada com a estética ou cultura do colonizador.
Primeiramente será definido o que é América Latina e posteriormente mencionará as características do colonizador. O nome é uma homenagem a Américo Vespúcio que foi um mercador, navegador, geógrafo e cosmógrafo. Ele esteve na America, até então desconhecida, em 1492, numa expedição com Cristovão Colombo meados de 1499.
Na época das grandes navegações, portugueses e espanhóis dividiram entre si o continente americano. Essa divisão, contudo, não foi aceita por outros países europeus, como a França, a Inglaterra e a Holanda, que acabaram conquistando territórios na América nos séculos XVI e XVII. Entretanto, do México ao Uruguai, com exceção das Guianas e de algumas ilhas do Caribe, todo o continente foi colonizado pelos ibéricos e, por isso, recebeu a denominação de América Latina – uma vez que portugueses e espanhóis são povos que falam línguas derivadas do latim.
Entre 1864 e 1867, surgiu pela primeira vez, o termo América Latina e a noção de continente, conceito elaborado por Maximiliano de Habsburgo, enviado a estas terras por Napoleão III da França para formar um novo império apoiado pelos países de língua latina.
A colonização da América Espanhola começou com a expansão marítimo-comercial europeia que era motivada pelo metalismo (acúmulo de metais preciosos), instituição de tratados e a chegada, destes ao continente. A viagem de Colombo à América, em 1942, trouxe à Espanha perspectiva de enriquecimento, pois ele acreditava ter encontrado um novo caminho para as Índias. Mesmo nas expedições subsequentes, desde o ano seguinte, Colombo manteve a mesma crença e conforme as riquezas orientais, fundou vilas e povoados, iniciando a ocupação da América. Entre 1502 a 1504, Colombo faz a sua quarta e última viagem à América, na qual explora a consta de Honduras e Nicarágua atuais.
Na América espanhola,