História da Mecânica- Fenômenos mecânicos e a obra de Galileu Galilei e Isaac Newton
Aluna:
Professor:
Goiânia, 06 de março de 2014.
História da Mecânica- Fenômenos mecânicos e a obra de Galileu Galilei e Isaac Newton
No clima cultural do Renascimento nasce Galileu Galilei(1564 - 1642), em Pisa, na Itália, filho de Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Considerado por muitos o pai da ciência moderna, porque foi um dos primeiros a combinar observação experimental com a descrição dos fenômenos num contexto teórico, com leis expressas em formulação matemática. Ele foi o que conseguiu juntar fazendo a transição da filosofia natural da Antiguidade com o método científico atual.
Galileu estudou e foi um aluno excepcional em Vallombrosa, com intenções frustradas pelo seu mai de seguir para o monastério, ele foi estudar Medicina na Universidade de Pisa, com dois anos desistiu de estudar medicina e resolveu estudar matemática com Ostillo Ricci, discípulo do famoso Niccolò Tartaglia. Novamente com seu sonho frustrado pelo seu pai, Galileu sai da universidade em 1585, e vai para Florença continuar com seus estudos em matemática, mecânica e hidrostática. Nessa época inventa a balança hidrostática.
Em relação ao movimento, Galilei deu grandes contribuições, em principalmente três temas:
Movimento Uniforme
Sobre o movimento uniforme, ele percebeu que é impossível decidir quem está em movimento, no caso de dois objetos isolados dos demais, com movimentos uniformes. Concluindo que só é possível determinar que um corpo esteja em movimento em relação ao outro e que os movimentos são equivalentes. Através dessas observações foi possível ser formulado depois o princípio da relatividade de Galileu estabelecendo que as leis físicas são as mesmas para observadores em movimento relativo uniforme, quando o espaço e o tempo são considerados independentes entre si e absolutos.
Movimento dos Projéteis
Galileu iniciou uma sequência de projetos sobre a queda livres dos corpos. Estabelecendo assim as equações básicas do