História da Matemática, Estatística e Probabilidade, Lógica matemática na Educação Básica
A proposta deste texto é apresentar como as disciplinas: História da Matemática, Estatística e Probabilidade, Lógica matemática são tratadas na Educação Básica.
DESENVOLIVIMENTO
No passado não tínhamos um volume tão significativo de informações. Poucas pessoas tinham acesso a meios de comunicação como a televisão, jornais, revistas, e, principalmente, a Internet. Para conseguirmos compreender bem todas as informações em que somos envolvidos precisamos de mecanismos que nos auxiliem a coletar, organizar, comunicar e interpretar dados utilizando diversos tipos de registros, tais como gráficos e tabelas. Por isso é tão importante que a criança desde o início do processo do letramento esteja em contato com instrumentos que a ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que a cerca.
A escola tem o papel de ajudar as pessoas a se apropriarem dos conhecimento s produzidos socialmente. Assim, o ensino de Estatística e Probabilidade no Ensino Básico teve sua inclusão no Brasil em 1997 a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Como afirmam vários autores (BOAVENTURA & FERNANDES, 2004; LOPES,2008; PONTE, BROCARDO & OLIVEIRA, 2009) o uso de ferramentas estatísticas contribui de forma significativa para que o cidadão se aproprie das informações apresentadas e, a partir daí, possa tomar decisões de forma consciente.
Nessa perspectiva os PCNs (BRASIL,1997) colocam como objetivo que o aluno deve construir procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas, gráficos e representações que aparecem frequentemente em seu cotidiano.
LOPES (2008) afirma que os conceitos estatísticos precisam ser abordados desde os primeiros anos de escolaridade, para que o aluno possa ter um entendimento mais amplo dos problemas ocorridos no mundo em que vive.
A inserção da História da Matemática nas aulas de Matemática do ensino Fundamental e Médio é um tema que vem sendo bastante