história da internet
1.1 A história da internet 2
1.2 A segurança na internet 3
1.3 A internet e a comunicação entre empresa e clientes 4
2 INTRANET 5
2.1 A história da intranet 5
2.2 Definição de intranet 5
2.3 Vantagens e desvantagens da intranet 6
3 EXTRANET 8
3.1 O que é uma extranet 8
3.2 A extranet e a comunicação entre empresas e entre empresas e clientes 8
3.3 Vantagens e desvantagens da extranet 9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 INTERNET
1.1 A história da internet
A década de 1960 foi um dos períodos mais conturbados da História. A tensão criada pela Guerra Fria, o conflito ideológico entre Estados Unidos e União Soviética, atingia seu ápice. Nenhum confronto bélico entre ambos ocorreu de verdade, entretanto, a maior arma era provocar medo no inimigo.
Desse modo, qualquer triunfo era visto como um passo à frente na disputa pela dominação mundial. A União Soviética, por exemplo, saiu na frente na corrida espacial. Os Estados Unidos buscaram outra estratégia, principalmente através da ARPA (Advanced Research Project Agency), um órgão científico e militar criado em 1957 que cuidava dos avanços tecnológicos da potência ocidental e posteriormente da primeira rede.
Um dos pioneiros do conceito hoje conhecido por internet foi J.C.R. Licklider, do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT). Foi ele o responsável, em 1962, por difundir a ideia da “rede galáctica”, um conceito ainda abstrato de um sistema que concentraria todos os computadores do planeta em uma única forma de compartilhamento.
Temendo um combate em seu território que acabasse com a comunicação e com todo o trabalho desenvolvido até então, cientistas norte-americanos colocam o plano de Licklider em prática com a ARPANET, uma rede de armazenamento de dados que inicialmente conectou algumas universidades e centros de pesquisa: as sedes da Universidade da Califórnia em Los Angeles e Santa Barbara; o Instituto de Pesquisa de Stanford e a Universidade de Utah.