História da ginástica
Campus – Campo Novo do ParecisLaiana Ferraregi PerinHistória da ginástica
Campo Novo do Parecis – MT
2014
Introdução
A ginástica surgiu na pré-história era entendida como toda pratica de atividade física. Com passar dos tempos ela foi se afirmando se modificando e sistematizando-se. A necessidade de sobrevivência do ser humano obrigava ele a aprender a defender-se, atacar e caçar. Essas necessidades eram passadas de gerações para gerações fazendo parte também de jogos, rituais e festas.
Na idade media os militares tiveram a atividade física, como preparação para lutar nas cruzadas, e a esgrima era utilizada para tornar o homem forte e apto para as batalhas. Na idade moderna os turcos passaram a valorizara atividade física como educação relacionada à pedagogia, filosofia e técnica surgindo à sistematização da ginástica. Soares afirma que atividade física teve um papel importante para auxiliar a medicina na recuperação da população industrial, corrigindo vícios posturais relacionados ao trabalho.
A palavra Ginástica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã.
A ginástica está inserida na sociedade como influência nas artes e no meio social desde a Grécia Antiga. Os artistas gregos, observadores dos exercícios físicos, eram precisos conhecedores do corpo humano. O culto ao físico era admirado por estes artistas, que esculpiam a figura humana com perfeição. Na arte grega da época, as condições físicas e espirituais variavam constantemente. Tais modificações passadas pelo homem grego acompanhavam as mudanças sofridas pela ginástica, a maneira mais comum e difundida de cultuar a forma física. Baseados nisso, estudos comprovam que