História da ginastica com o Circo
381 palavras
2 páginas
Aluno: Andrei Erat Com a evolução da raça humana, fez-se necessário a utilização de métodos para a sobrevivência da mesma. Nadar, caçar e correr são alguns exemplos das atividades imprescindíveis adotadas, que mais tarde deram inicio aquilo que hoje chamamos de ginástica. Muitos foram os desencadeadores desta modalidade de exercício físico, porém um desses possui papel bem marcante em sua essência: o circo. Neste, o exibicionismo corporal humano era tido como forma de arte, o que acarretou em uma grande emancipação da ginástica. Rompendo a rejeição que a havia sido criada na Idade Média, a qual dizia que o culto ao físico e à beleza do homem era algo imoral para a sociedade, surge os teatros de ruas que trazem em sua bagagem os valores gregos e com ele a importância do individuo ativo. Assim, a expressão “ginástica higiênica” é a adaptada para aqueles que buscavam a uma vida saldável. Com o interesse nesta prática reafirmado, a perfeição é buscada tanto pelos artistas ou atletas desta atividade como cientistas da época. Isso faz com que haja uma ruptura entre o mundo mágico dos circos com a realidade da ginástica circense.
Segundo Duprat, essa separação trás para a ginástica um caráter especifico, aliando conhecimento e prática, através dos seus estudos, cria processos pedagógicos e tecnologia suficiente para explicar e compreender de forma completa os movimentos relacionados à sua prática, e as novas possibilidades de acrobacias.
Todavia, o circo continuou seus espetáculos envolvendo a ginástica a ele, porém sem muito conhecimento especifico sobre a mesma. Desta forma, muitas modalidades foram criadas, dentre elas a que mais chama a atenção é o trapézio de vôo.
Desta modalidade Trapézio de Vôo e dos movimentos nele executado, surgiram ramificações da ginástica artística como a barra fixa.
Ainda nessa mesma concepção, o circo atribuiu uma grande transformação em modalidades e desenvolvimento no conhecimento na área. O que acarretou em uma