História da Física
A principal alteração feita por Ptolomeu no modelo Aristotélico refere-se ao movimento retrógrado dos planetas. De acordo com Aristóteles para explicar o movimento retrógrado dos planetas, atribuiu a cada uma das esferas que continham os planetas movimentos de rotação distintos e simultâneos, em torno de diferentes eixos e com diferentes velocidades. Ptolomeu é responsável pelo modelo geocêntrico mais bem sucedido na explicação do movimento retrógrado dos planetas. Segundo esse modelo, um planeta se move ao longo de um círculo chamado epiciclo, cujo centro se move em um círculo maior chamado deferente. A Terra está imóvel em uma posição um pouco afastada do centro da deferente. Nesse trabalho, para obter uma maior precisão da trajetória prevista do planeta com a de fato observada, Ptolomeu propôs outras modificações que deixaram a versão do modelo final mais complexa. Por exemplo, ele associou mais de um epiciclo a um mesmo deferente e deslocou a Terra ligeiramente do centro da deferente dos planetas.
2) Nicolau Copérnico propõe um modelo cosmológico diferente do modelo aristotélico-ptolomaico. Descreva e explique o modelo de Copérnico, justificando as suas escolhas.
Copérnico desenvolveu a tese de um Universo heliocêntrico, ou seja, o Sol estava no centro do Universo, a Terra e os demais corpos giravam em torno do Sol em trajetórias circulares, contidas em esferas. Copérnico chamou essas esferas de orbes. Assim, apenas a Lua se moveria ao redor da Terra. O modelo de Universo proposto por Copérnico também findava na esfera das estrelas fixas, à semelhança dos modelos de