História da Fotografia
GUSTAVO CHAVES MIGLIOLI DA SILVA
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E
DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2014
COLÉGIO ESTADUAL AFONSO PENA
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E
DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA
Trabalho realizado pelo aluno Gustavo Chaves Miglioli da Silva do Colégio Estadual Afonso Pena para entregar na matéria de Arte.
Prof.:
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
A palavra fotografia (do grego photo = luz e graphia = escrita) significa escrita/desenho com luz, ou seja, escrever ou desenhar com luz.
O inicio da fotografia aconteceu com a união de dois princípios básicos, já conhecidos do homem: a câmara escura e a existência de materiais fotossensíveis (sensíveis a luz) que fixavam a imagem.
A câmara escura, inventada provavelmente no inicio do século XVI, era uma caixa escura com uma pequena abertura em uma das paredes, através da qual entrava luz, formando a imagem da cena do lado de fora na parede oposta da caixa.
2. Heliografia
Em 1816, o francês Joseph Nicéphore Niépce iniciou um processo para captura de imagem chamado heliografia (escrito pela luz sol), mas essas imagens rapidamente desapareciam.
Depois de dez anos de estudo, ele conseguiu pela primeira vez fixar de forma permanente uma imagem em uma placa de estanho que cobriu com Betume branco da Judéia. Utilizando uma caixa com um furo no centro, esta placa foi exposta à luz solar por cerca de oito horas, depois retirou as partes não solarizadas com uma solução à base de essência de alfazema. Assim, em 1826, Niépce cria aquela que é considerada a primeira fotografia que conhecemos.
3. Daguerreotipia
Apesar de Niépce ter apresentado as primeiras imagens, o título de 'inventor da fotografia' ficou com seu colega francês Louis-Jacques com quem trabalhou de 1829 a 1833. Em 7 de janeiro de 1839, Daguerre apresentou na Academia Francesa de Ciência,