História da Enfermagem
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE ENFERMAGEM
CAROLINE GOMES DA SILVA
LUANA MORAES MOREIRA
LOUISE SKEFF MIRANDA PINTO
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
CAJAZEIRAS – PB
2014
1- Na Antiguidade Ocidental como era exercida a pratica do cuidar?
O inicio deu-se desde o nomadismo, pois a figura da mãe sempre foi associada à arte do cuidar. Foi a primeira manifestação instintiva do ser humano de cuidar do seu semelhante. As práticas da saúde, sobretudo, a do cuidar, estariam associados à figura materna, que, por sua vez, estariam a serviço da sobrevivência.
2- Explicar como a função do cuidar passou dos pajés para os sacerdotes e depois para a figura dos médicos.
Os homens uniram o conhecimento do poder da cura ao misticismo e se apoderou desse poder. Muitas vezes se transformava em figuras místicas ou religiosas para combater as forças do mal. Essas figuras ficaram conhecidas como pajés. Com isso formou-se uma verdadeira casta de sacerdotes que decidiam o que era bom ou ruim e tinham a função de manter a vida do grupo através do combate aos espíritos malignos, que eles acreditavam ser os detentores das doenças. O tempo fez com que eles fizessem o trabalho de enfermeiros, que era cuidar das pessoas, e a tratar da recuperação dos doentes. Nascendo assim os médicos, novos descritores do mal.
3- Como era desenvolvida a pratica do cuidar na Idade Média e qual a influência do Cristianismo?
Nessa época, as atividades de cuidar eram desenvolvidas a partir da delegação de tarefas as mulheres que iam desde a compensação das perdas de pessoas para a guerra até a perpetuação e a sobrevivência do grupo. Assim, a mulher desenvolvia atividades domesticas e paradomesticas que consistia em cuidar dos feridos, dos idosos e das crianças. As grandes epidemias e catástrofes estavam tomando de conta dos povoados, o que fez com que as superstições e as crendices