História da empresa siemens
Werner von Siemens fundou a empresa na Alemanha, em 1847. Enfrentou as questões mais urgentes de seu tempo, a exemplo de se os bondes seriam melhores do que as carruagens, e as solucionou com inovações importantes. O conglomerado alemão de engenharia, cujas principais áreas de atuação são energia, saúde e automação industrial, tem hoje receita anual ao redor de US$ 100 bilhões.
O Fundador
Werner von Siemens viveu em uma época marcada pela mudança revolucionária em todas as esferas da vida. O processo de industrialização começou durante a sua juventude, se acelerou na metade do século e, em poucas décadas, a Alemanha tornou-se uma das nações industriais líderes do mundo. O progresso da época, de um lado, proveu as condições para o crescimento da Siemens & Halske; de outro, foi decisivamente influenciado pelo trabalho de Werner von Siemens e a atividade econômica da companhia que ele fundou.
Werner von Siemens nasceu em 13 de dezembro de 1816, o quarto de 14 irmãos, filhos de um agricultor de Lenthe, cidade próxima a Hanover. A situação econômica da família era apertada e, em 1834, Siemens deixou o "ginásio" para se juntar ao exército prussiano e assim ganhar acesso ao estudo de engenharia.
O exército era muito interessado em uma comunicação rápida e confiável. Em 1847, Werner von Siemens construiu o telégrafo pointer, que era absolutamente seguro e muito superior ao equipamento anterior. Isso foi a base para criação da Siemens & Halske Telegraph Construction Company, que Siemens fundou junto com seu mecânico chefe, Johann Georg Halske, em 1º de outubro de 1847. Dois anos mais tarde, ele deixou o exército para se dedicar à companhia.
Em poucas décadas, a Siemens & Halske saltou de uma pequena oficina de engenharia de precisão para uma das empresas eletrônicas líderes no mundo, que começou a operar internacionalmente pouco depois de sua fundação. Em 1848, a Siemens & Halske fechou seu primeiro grande contrato - e até então o