História da eletricidade
Cachoeiras de Macacu, 6 de julho de 2012.
Aluna: Tayane da Silva Santos Fernandes. N°: 25
Professora: Gleyde
Disciplina: Física
Trabalho de Física * História da Eletricidade * Definição de Eletrização ( por atrito, por contado, por indução) * O que é Eletroscópio * Fontes de energia que causam menos impacto ambiental
Introdução
Neste trabalho falarei um pouco sobre a história da eletricidade, a definição de eletrização, por contato, por atrito e por indução, o que é eletroscópio e fontes de energia que causam menos impacto ambiental.
A História da Eletricidade
A História da eletricidade tem seu início no século VI A.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas.
Os estudos de Thales foram continuados por diversas personalidades, como o médico da rainha da Inglaterra Willian Gilbert, que, em 1600, denominou o evento de atração dos corpos de eletricidade.
Também foi ele quem descobriu que outros objetos, ao serem atritados com o âmbar, também se eletrizam, e por isso chamou tais objetos de elétricos.
Em 1730, o físico inglês Stephen Gray identificou que, além da eletrização por atrito, também era possível eletrizar corpos por contato (encostando um corpo eletrizado num corpo neutro). Através de tais observações, ele chegou ao conceito de existência de materiais que conduzem a eletricidade com maior e menor eficácia, e os denominou como condutores e isolantes elétricos. Com isso, Gray viu a possibilidade de canalizar a eletricidade e levá-la de um corpo a outro.
O químico francês Charles Dufay também contribuiu enormemente para a aprimoração dos estudos da eletricidade, quando, em 1733, propôs a existência de dois tipos de eletricidade, a vítrea