História da educção e da Pedagogia
A história se constituiu em um longo período até os dias de hoje, nela há variedades de culturas e diversos povos inseridos, que lutaram pelos seus pontos de vistas e pelos ideais de forma tal que levaram o mundo em geral a repetidas mudanças.
Isso nos leva a afirmar, que não podemos pensar que agiremos sempre do mesmo jeito e que a sociedade pensará universalmente e eternamente da mesma forma.
Conhecer o passado é imprescindível para se projetar o futuro. A própria história nos traz a necessidade de reconstrução do passado e com ela a possibilidade de atitudes diferentes e mais humanas, evidenciando assim a atitude transformadora do homem.
Preservar a memória é diferente através dos tempos e varia de acordo com a cultura vigente.
A pré-história vem antes da história, por ter ocorrido em um período onde os povos não conheciam a escrita e não se registravam os acontecimentos.
Em tempos posteriores percebemos que o avanço conquistado pouco a pouco por direitos, tecnologias e civilização não se aplicava a todas as sociedades, pelo contrário, as sociedades tribais eram despidas da escrita, comércio, governo e educação. Por isso historicamente falando não se pode considerar esse povo atrasado mais sim culturalmente diferente.
As comunidades tribais trazem ainda na sua tradição a idéia que a natureza está carregada de deuses. Embora tenham relações homogêneas sem dominação, já que seu líder é visto como mestre da paciência e um conselheiro.
As tribos indígenas na atualidade mesmo com a permanência da tradição cultural, não abriram mão da escrita e da alfabetização, que hoje é apoiada pelo governo.
A escola não existiu em todas as sociedades nem as mudanças foram iguais em todos os lugares.
No decorrer da historia, percebemos gestos desesperados na busca pelo novo, guerras e protestos que ceifaram vidas na busca por mudanças, para não viver prisioneiro na história.
Ao se analisar o nosso passado veremos o quanto somos mutantes, hoje o que