História da Educação
Campus São Paulo
Curso Licenciatura em Geografia
Disciplina HEEG1 – História e Epistemologia da Educação
Professora: Susana
TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE CURSO
TEMA: História da Educação
Aluna: Encarnação Amélia Feliciana Barreto Lessa
Junho-2014
Introdução
A educação é o reflexo de uma sociedade. Ela procura transmitir os desejos de um povo. Está intrinsecamente relacionada aos fatores sociais, econômicos e políticos de seu tempo. Existe uma preocupação permanente com os ideais educativos que a sociedade enseja.
Muitos educadores, cientistas e filósofos têm procurado alternativas e soluções criadoras para o problema educacional de seu tempo.
Educação na Antiguidade: Chineses, Egípcios e Hebraicos.
A educação no Oriente antigo, apesar de diversificada em relação a cada povo, ainda mantinha determinadas afinidades com a educação primitiva,como o sentido místico dos povos primitivos. A educação, portanto, era identificada com a atividade religiosa, sendo considerada um desdobramento da função sacerdotal.
Outra característica da educação primitiva era o sentido rigidamente tradicionalista, considerando a atividade educativa, não como instrumento de progresso, mas como um processo de adaptação passiva das novas gerações ao tradicional e imutável estilo de vida dos grupos sociais a que pertenciam.
Nos sistemas chinês, hindu, egípcio e hebreu, a educação centralizou-se no conhecimento de uma linguagem tecnicamente complexa, de difícil dominação, e na posse da sabedoria do passado contida em sua literatura. A conduta das massas, na maioria dos povos orientais, ficava a cargo da classe educada do sacerdócio.
Ao indivíduo não se permite nenhuma variação das formas estabelecidas. A conduta é prescrita nos mais minuciosos detalhes. O resultado desse domínio de autoridade é uma sociedade estável, porém estacionária.
A civilização, material e espiritualmente, não é progressiva. A