História da Educação
Após a leitura do texto teórico e do material complementar indicado, podemos abordar alguns aspectos importantes do contexto da Educação no século XX e desenvolver uma discussão sobre as teorias pedagógicas e políticas educacionais adotadas nesse período. Com esta atividade você estará complementando seu aprendizado.
a. Mesmo estando vinculado a um projeto educacional bastante identificado com o pensamento da burguesia emergente das primeiras décadas do século XX, Fernando de Azevedo empreende consideráveis esforços, visando reformar a sociedade, tornando-se, assim, o pioneiro dos pioneiros, no que se refere ao movimento escola novista no Brasil. Descreva a atuação de Fernando Azevedo, para comprovar a afirmação acima.
Fernando de Azevedo foi integrante do movimento reformador da educação pública, na década de 20, que ganhou o país e foi impulsionado pela Associação Brasileira de Educação, fundada em 1924. Entre 1927 e 1930, promoveu uma ampla reforma educacional no Rio de Janeiro, capital da República, baseada na proposta de extensão do ensino a todas as crianças em idade escolar, articulando todos os níveis e modalidades de ensino (primário, técnico, profissional, normal) e promovendo adaptação da escola ao meio urbano, rural e marítimo. Fundou a biblioteca pedagógica brasileira e, em 1932, redigiu e lançou, juntamente com outros 25 intelectuais, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Foi Diretor Geral da Instrução Pública do Estado de São Paulo, promulgando o Código de Educação do Estado de São Paulo (1934) e participou da fundação da Universidade de São Paulo. Pode-se dizer que Fernando de Azevedo ajudou a colocar a educação como prioridade na agenda nacional; sua atuação foi marcante na divulgação do pensamento liberal em defesa da escola pública de ensino primário para todos. Ao expor suas ideias educacionais, denunciou graves problemas que atingiam o ensino brasileiro, como, por exemplo, o fato de o Governo Federal encarregar-se dos níveis