HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE ENSINO SECUNDÁRIO NA REGIÃO DO CONTESTADO, SC
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE ENSINO
SECUNDÁRIO NA REGIÃO DO CONTESTADO, SC
GILBERTO LUIZ ALVES
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO
PANTANAL – UNIDERP
O objeto deste trabalho é a expansão das instituições escolares de ensino médio na região do
Contestado, Estado de Santa Catarina.
Seus limites estão demarcados pelos seguintes objetivos: a) descrever o surgimento de alguns dos principais estabelecimentos escolares da região, suas motivações iniciais e mudanças operadas ao longo do tempo; b) destacar formas de organização da sociedade civil, encetadas visando à implantação dessas escolas; c) discutir formas de manifestação da relação entre o público e o privado, nos casos em estudo, e d) apontar questões teóricas que, no Brasil, afloram quando investigações pleiteiam o objeto instituições escolares. Do ponto de vista teórico, a interpretação se desenvolve no âmbito da ciência da história, segundo a acepção exposta em A Ideologia Alemã (MARX e ENGELS, 1986, 138 p.).
Constata-se que a região do Contestado, desde a época colonial, foi meramente passagem que ligava o Rio Grande do Sul a São Paulo. Tanto quando rota das tropas quanto, depois, leito férreo, sua vinculação com o litoral catarinense era quase nenhuma. Inclusive a serra se constituía obstáculo à ligação entre o litoral e o interior.
Até a época da Guerra do Contestado, as terras da região distribuíam-se por três municípios:
Curitibanos, Campos Novos e Canoinhas. Em 1917 foram criados os municípios de Mafra,
Porto União e Joaçaba. Dois anos depois, Itaiópolis emancipou-se de Mafra. Concórdia e
Caçador só se autonomizaram em 1934 (THOMÉ, 2002, p. 127). A população era rarefeita.
Alguns poucos núcleos urbanos haviam se originado de antigos pousos fixados no caminho das tropas, como fora o caso de Curitibanos. A eles se acrescentaram outros, mais recentes, formados à volta das estações da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul.