História da Educação no Brasil
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
Questionário de História da Educação
George Anderson de Araújo
Fortaleza, Dezembro de 2013
Questionário de História da Educação
1. Sintetize a participação dos jesuítas na educação no período colonial.
Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 com objetivo de catequizar e conquistar de forma pacífica a população indígena. Os jesuítas tinham a tarefa de proteger, alfabetizar, treinamento para o trabalho e até mesmo para defesa do aldeamento.
A campanha jesuíta se tornava autossustentável, pois ao lado da educação e do ensino, utilizava-se da própria mão de obra indígena para sustentação econômica. Os jesuítas, através da educação e da catequese induziam os índios colaborarem pacificamente para colonização.
Os jesuítas, de fato, foram os primeiro educadores da colônia, foram eles que criaram os primeiros colégios, porém os jesuítas não obtiveram muito sucesso com a educação indígena que acabaram sendo preparados para o trabalho pesado.
Na medida em que a colônia crescia e se tornava mais autônoma, a coroa se sentia ameaçada. Os conflitos entre jesuítas e a coroa ficavam cada vez mais intenso até que a coroa consegue finalmente expulsá-los.
2. Comente o período da educação brasileira sob a atuação do marquês de pombal.
A política educacional do Marquês de Pombal era centrada nas relações econômicas anglo-portuguesa e resultou na expulsão dos jesuítas, do Brasil, tirando o comando da educação destes e passando para a mão do estado.
Embora, tenha tido uma tentativa de construir um sistema mais eficaz de ensino, a reforma pombalina só conseguiu, na verdade, desarranjar a estrutura educacional construída pelos jesuítas, fechando todos os seus colégios.
Pombal estabeleceu o “novo modelo” no qual criava aulas régias de latim, grego e retórica. As aulas eram com um único professor e não