História da Educação Infantil
Johan Heinrich Pestalozzi nasceu no dia 12 de Janeiro de 1746 (século XVIII) na cidade de Zurique, Suiça.
Pestalozzi foi o primeiro filósofo e educador a propor e trabalha com a educação moral do ser humano. Sua teoria contribuiu para a educação da era moderna, e se prolongou até os dias atuais.
Colocou em prática seus pensamentos, criando e administrando instituições para ajudar crianças e jovens com os mais diversos problemas.
Após a leitura “Emílio” de Rousset, Pestalozzi tornou-se um revolucionário e um adepto do naturalismo. Em 1767 ficou noivo de Anne Schulthess, mulher que tinha os mesmos pensamentos que ele. Em 1770 teve um filho, Hans Jakob.
Junto com a sua esposa, no ano de 1774 construiu a Fazenda Neuhof, um instituto feito para crianças pobres e abandonadas, onde elas trabalhavam na produção da fazenda. Porém com a sua falta de habilidade na administração, fez com que seu negócio fosse á falência, fazendo com que a fazenda durasse até o ano de 1780.
Por conta de seu idealismo, Pestalozzi começa lançar vários escritos, dedicando-se a literatura e o jornalismo. No ano de 1781 ficou famoso com a publicação de seu livro “Leonardo e Gertrudes”.
Ele não ficou muito contente, pois o público o criticava e o recebia como um romancista, e achavam que seu livro era um romance, porém ele mesmo de fato se considera um escritor educacional, e o seu livro segundo ele é um romance pedagógico.
Por suas críticas sociais, no ano de 1792 recebeu o título de “Cidadão honorário da França” prêmio dado pelo governo revolucionário. Nos anos de 1780 a 1798 ele dedicou-se por inteiro á atividade literária, segundo Pestalozzi seu pensamento fundamental era:
“As reformas sociais e políticas deviam surgir pela educação- não da educação tradicional, mas de um novo processo de desenvolvimento que resultaria na reforma moral e intelectual do povo.”
A Revolução Francesa foi um dos acontecimentos que também influenciou muito Pestalozzi, pois foi nesse momento em