História da Educação Física
Cap. II- Os Jogos Esportivos da Antiguidade Grega como primeira manifestação de Esporte O jogo, para os gregos: “disfarçavam uma herança mágica que religiosa, onde a competição evocava as forças escondidas”.
Características dos Jogos Gregos da Antiguidade
Os Jogos Gregos, segundo Marrou, eram festas populares, religiosas, verdadeiras cerimônias pan-helênicas, nas quais tomavam parte quase todas as cidades gregas.
Os Jogos Fúnebres, por exemplo, descrito por Homero, ocorriam durante as exéquias de personagens notáveis.
Os Jogos Píticos por seu turno, disputados em homenagem a Apolo, foram criados em 528 a.C., eram os mais antigos e compreendiam, além das provas esportivas, as competições de canto, poesia e música.
Os Jogos Ístmicos, disputados em Corinto, a cada dois anos, tinham as mesmas provas que os Jogos Olímpicos.
Outros jogos importantes eram os Jogos Nemeus, também de dois em dois anos, que tiveram inicialmente significação fúnebre, sendo depois disputados em honra de Zeus de Kleonae. Muitas cidades gregas seguiram o exemplo dos Jogos Nemeus nas celebrações de suas festas. Estes jogos foram, os últimos a desaparecerem, ultrapassando os próprios Jogos Olímpicos.
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade
Os Jogos Olímpicos eram desenvolvidos em Olímpia, na Élida, de quatro em quatro anos, em homenagem a Júpiter, onde os bárbaros e escravos podiam assistir aos Jogos, ao contrário das mulheres casadas. É que os atletas competiam nus. Depois de um período inicial em que utilizavam pequenos calções.
As Panatenéias e as Heréias
As Pantanéias eram grandes festas populares, em que também estavam as manifestações esportivas, e foram instituída em honra de Palas Atena, deusa protetora de Atenas. Por outro lado, as Heréias eram festas religiosas, com o ritual olímpico de que podiam participar mulheres, mesmo na organização, desenvolvidas em honra a deusa Hera.
Os Jogos Gregos e sua importância na História Cultural do Esporte
A