História da Ecologia
A palavra ecologia é proveniente do grego oikos, que significa “casa”, e logos, que significa estudo. Ela é a ciência que estuda as condições de existência dos seres vivos e as interações, de qualquer natureza, existentes entre estes seres vivos e seu meio. A ecologia abrange diversas áreas de conhecimento bem como as ciências biológicas, a matemática, a física e a química.
O termo ecologia foi proposto primeiramente pelo biólogo alemão Ernst Haeckel, em 1866, em sua obra GenerelleMorphologie der Organismen. Ele definiu ecologia como sendo “o estudo do ambiente natural, inclusive das relações dos organismos entre si e com seus arredores”. Entretanto, o conceito de ecologia já era analisado no século XVIII.
A ecologia é conhecida como campo de ciência distinto e reconhecido desde 1900, porém somente nas últimas décadas a palavra se popularizou, devido à percepção da poluição, que se iniciou no final do século XX.
2- Desenvolvimento
2.1- Ecologia na sociedade
A importância da compreensão da ecologia para a sobrevivência e melhoria de vida dos seres vivos foi percebida desde a pré-história, quando o homem já utilizava seu conhecimento empírico para suprir suas necessidades básicas. Tal percepção ocorreu somente através da procura da caça e de plantas comestíveis, visto que anteriormente o homem realizava suas atividades alienado às suas relações com meio.
Contudo, essa relação homem-natureza, apesar de mostrar-se clara para a sociedade, não recebeu a devida atenção, pois não mostrava-se um empecilho ao desenvolvimento humano. A partir de 1968, quando astronautas foram ao espaço e registraram as primeiras fotografias da Terra, ela foi visualizada como um planeta frágil e solitário no espaço. Devido a isso, durante a década de 1970, a sociedade demonstrou a preocupação com a poluição, áreas naturais, crescimento populacional, consumo de alimento energia, e diversidade biótica, o que pode ser descrito como um movimento mundial de consciência