História da corrupção
Estamos cansados de saber que no Brasil temos níveis elevados de corrupção , principalmente na administração pública , o que vem preocupando os cidadãos brasileiros.Mas isso não foi uma coisa que começou de uma hora para outra , a corrupção vem sendo cultivada no nosso país desde muito tempo atrás .
O primeiro ato de corrupção no Brasil foi quando Pero Vaz de Caminha ao descrever nossa terra ao Rei Dom Manuel encerra sua carta pedindo a volta de um genro , Jorge Osório, a Portugal , que foi acusado de assalto a mão armada como relatam alguns historiadores . Vejamos um trecho deste documento:“(...) e desta maneira dou aqui a Vossa Alteza conta do que nesta Vossa terra vi. E se a um pouco me alonguei, Ela me perdoe. Porque o desejo que tinha de Vos tudo dizer, mo fez pôr assim pelo miúdo.E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há-de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro - o que d´´Ela receberei em muita mercê. Beijo as mãos de Vossa Alteza.Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de Maio de 1500. PERO VAZ DE CAMINHA”. Pero Vaz aproveitou-se de seu cargo para pedir ao Rei algo pessoal , o que é considerado corrupto . Para a época isso era um fato comum , que só começou a ser mudado após a distinção do público e privado , porém isso deixou cicatrizes no Brasil . Várias pessoas usam do cargo público para beneficio próprio atualmente.
Há registros de corrupção no período colonial , era frequente o comécio ilegal de produtos brasileiros que era feito justamente por pessoas encarregadas da fiscalização desse contrabando. Além desses fatos o patrimonialismo e o coronelismo são considerados praticas de corrupção no Brasil.
Podemos concluir então que a corrupção brasileira deriva das praticas dos séculos passados ,